O CPG • Central de Pesquisas Gaia é um departamento da criado em Abril de 2005, com o objetivo de incentivar a pesquisa em Astrologia pelos alunos regulares, ex-alunos e astrólogos formados.
Esse departamento instituiu o Projeto Novos Astrólogos. A intenção desse projeto é possibilitar a experiência de produção de pesquisa ao estudante de Astrologia.
Apresenta-se, assim, uma oportunidade para a formação científica de profissionais, visto que se propõe a fornecer ao indivíduo recursos para formá-los.
A Gaia dá a cada pesquisador, aluno regular da Gaia, que se comprometer a cumprir as etapas da pesquisa, Bolsa de Estudos para todo o processo. Para ex-alunos e astrólogos há uma taxa de manutenção.
Para participar desse projeto o pesquisador deve cumprir algumas etapas:
PRIMEIRA FASE: (início em Março)
Participação do Curso de Metodologia e Pesquisa em Astrologia, que tem como objetivo dar instrumentos para o indivíduo desenvolver o trabalho de pesquisa e produção de texto.
Nessa etapa o pesquisador deverá definir tema, objetivo e justificativa de sua pesquisa.
Como pré-requisito há a necessidade de ter concluído ou estar cursando o 3º Semestre do curso de formação, ou ainda ser astrólogo profissional.
Alunos regulares e ex-alunos inscritos no Clube da Gaia não tem custo para realização das pesquisas.
Astrólogos que não tiveram vínculo com a Gaia tem custos a serem conferidos na secretaria.
SEGUNDA FASE: (início em Junho)
Inscrição no Projeto Novos Astrólogos, que consta de reuniões para desenvolvimento de um Ante-projeto de pesquisa, com orientação de astrólogos professores da Gaia ou outros convidados. O resultado desta fase, chamado anteprojeto, será apreciado por uma Banca Orientadora composta por astrólogos convidados, com a presença de todos os pesquisadores, para apresentação no mês de Agosto.
Essa Banca terá o objetivo de levantar questões pertinentes à elaboração do trabalho escrito, possibilitar a troca de experiências entre os participantes e abrir espaço para os comentários dos orientadores a respeito do tema de cada pesquisador.
Pauta das reuniões:
1ª - Pesquisa, indicação bibliográfica e a leitura com registro de dados;
2ª - Aproveitamento do material registrado na leitura:
3ª - Elaboração do croquis do trabalho com tema definido, objetivos e justificativas anteriormente elaborados.
4ª - Produção do anteprojeto.
TERCEIRA FASE: (início em Setembro)
Esta fase consta de reuniões para discussão de ideias, resolução de dúvidas e outras questões relativas à execução de um projeto de pesquisa e redação final do trabalho, que será chamado de Trabalho Definitivo.
As reuniões terão o objetivo de levantar questões pertinentes à elaboração do trabalho escrito, possibilitar a troca de experiências entre os participantes e abrir espaço para os comentários da Banca Orientadora a respeito da produção escrita.
O Trabalho Definitivo será apresentado em Março do ano seguinte, apreciado por uma Banca Qualificadora, composta pelos mesmos astrólogos da Banca Orientadora, que avaliará os trabalhos, colocando observações e sugestões, dando passagem aos trabalhos para a 4ª Fase
Pauta das reuniões:
1ª - Formatação do trabalho: as normas da ABNT e as partes constitutivas do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão), além das outras tais como a dedicatória, os agradecimentos e o índice;
2ª - Os passos na produção do texto e a importância do trabalho de reescrita;
3ª - A linguagem objetiva do discurso dissertativo (o uso do dicionário, a pontuação, a frase e o parágrafo), a força da argumentação;
4ª - Preparação para a apresentação do trabalho final.
QUARTA FASE: (Julho)
Apresentação pública do Trabalho Definitivo com todas as alterações e sugestões das fases anteriores.
Essa apresentação será aberta ao público, com a presença dos orientadores, dos astrólogos componentes das Bancas Orientadora e Qualificadora, professores da Gaia e convidados.
Essa apresentação será realizada na Semana da Astrologia no mês de Julho, que antecede a Astrológica ® Encontro Anual de Astrologia.
Todos os trabalhos deverão ser apresentados, na segunda e terceira fase, em 4 vias, sendo uma via para o coordenador do CPG, uma via para cada cada um dos 2 componente das Bancas e uma via para a diretoria e professores da Gaia Escola de Astrologia.
Na segunda fase do trabalho, o Anteprojeto deverá ser apresentado em cópias comuns para avaliação da Banca Orientadora.
Na terceira fase o trabalho deverá ser apresentado encadernado em espiral e capa plástica.
Na quarta fase o pesquisador deverá fornecer uma cópia do trabalho encadernado em capa dura para inclusão no acervo da Biblioteca da Gaia Escola de Astrologia.